Cidadania

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com relatório de ações realizadas

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi estabelecida em Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Meio Ambiente. Foi durante o evento que foi aprovado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

A criação desta data teve como principal objetivo conscientizar a população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. A Organização das Nações Unidas (ONU) procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. A ONU alertou que é preciso transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.   

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com relatório de ações realizadas. O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ademir Soares e sua equipe, vem trabalhando intensamente para promover ações e projetos em prol do Meio Ambiente.

Segue algumas das ações já realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Tutóia:

  • Aproximação com os órgãos: IBAMA, ICMBIO/APA DELTA DO PARNAÍBA, SEMA, UFMA;
  • A secretaria volta a ocupar sua vaga no Conselho da APA Delta do Parnaíba;
  • Participação na XI SEMANA ESTADUAL DE PROTEÇÃO E PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DOCES, realizado pela CAEMA;
  • Participação no Seminário de Apoio à Gestão Ambiental Municipal, realizado pela SEMA;
  • Estruturou-se para receber da SEMA o Termo de Habilitação, visando fortalecer o sistema municipal de meio ambiente, para a preservação e conservação do meio ambiente a nível municipal;
  • Participação na capacitação do Comitê de Criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças;
  • Encontro com o ministro do Meio Ambiente, na oportunidade foi feito um pedido ao ministro a revitalização dos rios e riachos do município e outro pedido foi o fortalecimento de criação de uma Reserva Extrativista municipal – a Resex municipal do Bacuri;
  • Apoio para a criação de canteiros de mudas, objetivando ao reflorestamento das nascentes e margens dos rios e riachos.
  • Promoção da Educação Ambiental nas escolas e associações dos povoados do município;
  • Vista técnica de funcionários da Superintendência de Planejamento e Monitoramento Ambiental/SEMA, com objetivos de fortalecer a discussão a nível municipal do Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro do Maranhão;
  • Diálogo interno sobre o Projeto Orla, projeto esse que tem como objetivos: o ordenamento e utilização sustentável dos espaços da orla costeira e garantir o acesso às praias, bens de uso comum do povo.

Fonte: SECOM

Mais em Cidadania


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Tutóia

PREFEITURA MUNICIPAL DE TUTóIA

Endereço: MA034, Bom Gosto ao Lado da Faculdade Olga Portela \ \ TUTÓIA - MA \ CEP: 65580000

Horário de atendimento: 08:00 às 13:00

Contato: (98)98924-0507