Agricultura

Secretaria de Agricultura Familiar de Tutóia apresenta planejamento de ações para 2018

Equipe da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar apresentou na manhã da última terça-feira (27), o planejamento de ações para 2018. O evento teve a participação de presidentes de assentamentos e associações. Entre as pautas da reunião, se destacou a questão dos fomentos, que devem ser liberados para os assentados, em parceria com Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA).

O secretário de agricultura familiar, Samuel Moura, o secretário adjunto, Flávio Carvalho e vereador Raimundo Monteiro, falaram aos presentes sobre os planos para 2018 e as possibilidades de crescimento e fortalecimento da agricultura familiar. O prefeito Romildo Damasceno tem buscado soluções e realizado parcerias para proporcionar ações e iniciativas para o desenvolvimento da agricultura no município. Uma importante conquista da secretaria de agricultura foi a aquisição de uma patrulha agrícola, que foi viabilizada por meio de emenda parlamentar.

A proposta deste plano é oferecer aos agricultores familiares justiça social no campo, efetivar uma reforma agrária ampla e definitiva, constituir alianças com outros movimentos sociais, rurais e urbanos, realizar avanços nas políticas voltadas para o campo com programas de incentivo à produção e ao consumo criado para atender, principalmente, famílias em situação de insegurança alimentar, nutricional, emprego e renda, reorganizar e fortalecer as ações: Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Feira Livre (FL), Campos Agrícolas (CA), Distribuição de Sementes (DS), Regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), fortalecer o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).