Secretaria Municipal de Educação realiza formação do PNAIC

A coordenação local do PNAIC, realizou nos dias 22 e 23 de maio, uma formação continuada dentro das ações do PNAIC. O objetivo da formação é apoiar os professores, coordenadores pedagógicos, articuladores da escola e mediadores de aprendizagem a planejarem suas ações e adotarem estratégias didático-pedagógicas que permitam aos estudantes da pré-escola e do ensino fundamental alcançarem os objetivos de aprendizagem estabelecidos para cada etapa e para o ciclo de alfabetização. As formações aconteceram nas escolas São Judas Tadeu (Centro), Darcy Vargas (Seriema), Expedito Baquil (Comum), Francisco Leonardo (Barro Duro) e Antônio José Neves Rodrigues  (Jardim).

O PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”. Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

Fonte: Departamento de Comunicação, com informações do Ministério da Educação