Meio ambiente

Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Tutóia promove ação de educação ambiental com alunos da rede municipal de ensino

No último dia 08 a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou uma ação de educação ambiental com alunos da rede municipal de ensino. Os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente acompanharam os estudantes em uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) da CAEMA (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão), no rio Bom Gosto.

A visita teve o objetivo de apresentar como é feito o processo de captação da água dos aquíferos até o seu processo de distribuição na área urbana da cidade. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o rio Bom Gosto, saber quais são os principais aspectos físicos desse rio e que fatores estão ligados a sua vazão de água ao longo do ano.

Os alunos tiveram a oportunidade de observar como funciona o sistema operacional e como a água é tratada até ser distribuída para a cidade. Na sequência, foram ao Rio Bom Gosto onde verificaram a atual situação do leito, onde também tiveram uma palestra sobre a importância de se preservar o rio, suas nascentes, suas matas ciliares e matas galerias.

O passeio foi importante para a conscientização dos alunos e para reforçar a educação ambiental no município. Os professores que acompanharam as turmas tiveram sua participação, explicando aos alunos sobre o uso sustentável da água e da importância de se preservar as nascentes e não se jogar lixo na área dos rios.

Os técnicos da secretaria de meio ambiente, o geógrafo, Aurélio Petterson e o turismólogo, Sunaro Neves, falaram da importância da educação ambiental e de como os alunos poderiam contribuir para a preservação do rio e do uso sustentável da água. Alertaram sobre o desperdício da água e o que isso poderia acarretar para o futuro do abastecimento de água na área urbana do município.

O secretário de meio ambiente, Ademir Soares explicou aos alunos que a preservação do Meio Ambiente não depende só dos órgãos públicos, mas também de toda coletividade. Já que o meio ambiente é um bem de uso comum do povo e que pertence a todos. Que se a sociedade não proteger e conservar os recurso hídricos no futuro poderemos ter problemas de falta de abastecimento de água.

O evento foi encerrado com um lanche e uma sessão de fotos. O secretário e os técnicos agradecem a todos que participaram do evento e que deram sua contribuição para melhoria da educação ambiental no município de Tutóia.

Mais em Meio ambiente