Saúde

Prefeitura de Tutóia e Governo do Estado realizam ação do Mutirão do Glaucoma nesta sexta-feira (14)

Secretaria de Saúde de Tutóia em parceria com o Governo do Estado realizou nesta sexta-feira (14), o mutirão de diagnóstico e tratamento do Glaucoma. Os atendimentos aconteceram na UBS do Centro. A ação do mutirão favorece o diagnóstico precoce do glaucoma, que pode não apresentar sintomas aparentes e, inclusive, causar cegueira irreversível. Os mutirões são voltados para atender o público em geral, incluindo os pacientes do grupo de risco, formado por pessoas acima de 40 anos, com a pressão intraocular elevada, histórico familiar de glaucoma e portadoras de doenças como diabetes, hipertensão e hipertireoidismo.
O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A pressão intra-ocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo contudo uma relação direta entre um determinado valor da pressão intra-ocular e o aparecimento da doença. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.

Fonte: Departamento Municipal de Comunicação