Turismo

SECRETARIA DE TURISMO DE TUTÓIA LIDERA MOVIMENTO PARA INSTALAÇÃO DO FÓRUM DE GOVERNANÇA REGIONAL DELTA DAS AMÉRICAS

Em reunião na tarde do dia 13 de maio, no povoado Cana Brava, foi instituído o Fórum de Governança Regional Delta das Américas. O Fórum é a Instância de Governança Turística, chancelada pelo Ministério do Turismo, através do Programa de Regionalização do Turismo, que reúne os municípios do Delta no Maranhão (Água doce, Araioses, Paulino Neves e Tutóia) e é responsável por discutir, planejar e assessorar a definição e aplicação das políticas públicas de turismo para a região.
A iniciativa, liderada pela Secretaria de Turismo de Tutóia, contou com participação dos secretários municipais, técnicos das secretarias, representantes do setor empresarial e do terceiro setor de cada município do Delta.
Durante a reunião, as representações aprovaram o regimento interno do Fórum e elegeram a Coordenação, composta pelo turismólogo, Nathan Oliveira, como Coordenador, Genilson Rodrigues como vice e pela também turismóloga, Juliana Gomes como secretária executiva, que irão conduzir os trabalhos do Fórum pelos próximos dois anos.
Para o Coordenador da instância, Nathan Oliveira, “o Fórum é um ambiente que fortalece os municípios e a Região do Delta, pois reúne diversos segmentos do turismo e de forma participativa, tem o poder de definir políticas públicas, propor projetos e assegurar recursos para a região para aplicação em ações de ordenamento, qualificação de mão de obra, entre outras ações previstas no Programa de Regionalização do Turismo, visando o desenvolvimento turístico e socioeconômico em todo seu território.”
A secretária de turismo de Tutóia, Fernanda Souza, ressalta a importância da Instância de Governança, para o fortalecimento do turismo na região. A parceria da Secretaria Municipal de Turismo de Tutoia (SEMTUR) com a Superintendência de Turismo Lençóis e Delta, tem sido fundamental, para o avanço do Turismo em Tutóia.  A Superintendência é um órgão do Governo do Estado, que vem promovendo a   descentralização das ações de desenvolvimento turístico, em polos estratégicos para o turismo no estado. Em recente visita à Tutóia, o Secretário de Estado do Turismo, Catulé Junior, reafirmou no seu compromisso com o desenvolvimento do Turismo no Maranhão e ressaltou a importância das parcerias. O prefeito Romildo do Hospital tem visto com entusiasmo essas parcerias e tem trabalhado para que Tutóia seja um destino cada vez mais atrativo.

Fonte: Secretaria Municipal de Turismo de Tutoia
Departamento Municipal de Comunicação Social