Educação

Secretaria de Educação de Tutoia realiza aplicação da 2ª prova do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão nas escolas públicas do município

Secretaria Municipal de Educação de Tutoia, por meio do Governo do Estado do Maranhão realizou, nesta terça (20) e quarta-feira (21), a 2ª rodada de provas do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama).
As provas foram aplicadas para estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação tem como objetivo fornecer subsídios às escolas para o redirecionamento de seus projetos e ações pedagógicas, visando maior eficácia de suas intervenções.
Nesta terça-feira, as provas foram aplicadas para 82.321 estudantes da 3ª série do Ensino Médio, de escolas da rede pública estadual. Com duas horas de duração, foram utilizados 21 cadernos de prova de modelos diferenciados, compostos com 52 questões.
Já na quarta-feira, as provas foram feitas por estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas de redes municipais e da rede estadual. Ao todo, foram avaliados 197.597, sendo 103.685 estudantes do 5º ano; 93.912 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. As provas foram compostas de 44 questões para o 5º ano do Ensino Fundamental e 52 questões para o 9º ano do Ensino Fundamental.
Com mais de 280 mil estudantes das redes estadual e municipais, de 4.242 escolas em todo o Maranhão, participaram da avaliação.
Seama
Inédito no Maranhão, o Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) foi criado pelo Governo do Estado como política de acompanhamento das escolas, seus indicadores educacionais e melhoria na aprendizagem dos estudantes maranhenses. E é uma ação integrante do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem e do programa Mais Ideb.
Esta é a 2ª avaliação realizada por meio do Sistema. As provas da primeira avaliação foram aplicadas nos dias 11 e 12 de junho de 2019.