Educação

Ações da Secretaria Municipal de Educação que foram destaque em 2017 Publicada em 31/12/2017 12:57:01

2017 foi um ano de muitos desafios na área da educação, a atual gestão recebeu a educação do município, com escolas sucateadas, faltando equipamentos, muitas com sua estrutura comprometida. Reparos emergenciais foram feitos e devido à complexidade de problemas encontrados em muitas escolas, foi necessário um planejamento com ações a médio e longo prazo.

O prefeito Romildo Damasceno ressalta que o seu governo investiu em aquisição de material didático de qualidade para as escolas, fornecimento de alimentação escolar balanceada e monitorada por profissionais de nutrição, garantia do transporte escolar e qualificação e valorização dos profissionais da educação.   Romildo Damasceno reafirma o seu compromisso com a educação e reforça que todos os esforços estão sendo feitos para proporcionar uma educação cada vez mais digna no município.

Ações da Secretaria Municipal de Educação que foram destaque em 2017

Adesão ao PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC, com a ampliação no atendimento aos professores da: Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 3º ano) e do Programa Novo Mais Educação. Foram realizadas duas oficinas com a participação de 18 formadores locais e mais de 200 professores.

Formação da Educação Infantil para 320 professores.

Convocação de Excedentes. Foram convocados de 45 professores (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental).

Merenda escolar de qualidade suficiente, com cardápio saudável e variado atendendo, as 87 escolas da rede municipal. Com todo o processo acompanhado por profissionais de nutrição.

Programa Novo Mais Educação, contemplando 62 escolas da rede com atividades de reforço escolar e outras de cunho sócio educativo.

Adequação do Plano de Cargos e Carreira do Magistério dos servidores municipais com encontros semanais com representantes de diversos segmentos da sociedade civil

Campanha Setembro Amarelo em parceria com as Secretarias de Ação Social e Saúde com o objetivo de prevenir o suicídio. As atividades foram desenvolvidas através de passeatas e palestras nas escolas com psicólogos, assistentes sociais e educadores.

Convenio com a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, ofertando os cursos: Biologia, Pedagogia e Geografia atendendo a 105 alunos.

Renovação de Convênio com o IFMA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão com 200 vagas para cursos técnicos.

Transporte escolar atendendo aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Equipe multidisciplinar (com psicopedagogos, assistentes sociais, psicólogos, professores de libras), atendendo as solicitações das escolas com visitas, palestras e atendimento especializado.

Realização do Curso Preparatório Enem, para mais de 100 alunos, que  receberam gratuitamente aulas de todas as disciplinas da grade curricular.

Fonte: SECOM