Cidadania

Ações da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social que foram destaque em 2017

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, ao longo de 2017, se dedicou na promoção da cidadania no município. O Governo Municipal segue  empenhado em tornar Tutóia cada vez melhor para a população.

Cadastramentos e atualização do programa bolsa família, carteira do idoso, kit bebê, entrega de cestas básicas para famílias em situações difíceis e carteiras de identidade, que no período foram emitidos pelo posto cidadão, 3.589 (três mil, quinhentos e oitenta e nove) documentos, sendo que 855 foram segundas vias. Famílias que aguardavam por mais de 4 anos, estão sendo beneficiadas pelo projeto MCMV (minha casa minha dívida), chegando a sua etapa final.

Atendimento psicossocial individualizado (acolhimento, escuta e orientação); acompanhamento das famílias em situação de violação de direitos (através dos prontuários SUAS); consultoria/orientação jurídica; e visitas domiciliares atendendo as mais diversificadas demandas por meio do CREAS.

Campanha do carnaval que deu início ao percurso do lema “Protege Tutóia!”, que se estende por todo o ano, na busca do respeito, proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes, com blitz preventivas nos comércios, bares, pousadas, casas de shows e prostíbulos, com divulgação e conscientização da campanha de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes, visando ainda orientar e sensibilizar os proprietários sobre a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

Palestras em parceria com o Conselho Tutelar e Secretaria de Educação nas escolas municipais e estaduais mobilizando alunos e profissionais para a Campanha “Faça Bonito!”, visando alertar e combater a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes.

1° Prêmio Faça Bonito com entrega de placas em honra às pessoas e instituições que foram decisivas no combate e prevenção ao abuso e exploração sexual de menores.

Fonte: SECOM