O NASF de Tutóia segue promovendo saúde no munícipio

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) tem o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como solucionar e ampliar a abrangência e o alvo das ações. A Prefeitura Municipal de Tutóia tem como prioridade a promoção da saúde e o NASF é um importante aliado na busca de uma saúde cada vez mais digna no município. O coordenador do NASF Tutóia, Wagner Amorim, ressalta que a equipe está preparada e tem se dedicado a promover a saúde.

O NASF configura-se como equipe de multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF). Esta atuação possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

A equipe do NASF de Tutóia é formada por dois fisioterapeutas, uma psicóloga, uma nutricionista, uma assistente social e uma fonoaudióloga. Essa equipe oferece serviços como visitas/acompanhamentos domiciliares, atendimentos clínicos, suporte às equipes de saúde da família. Assim como são responsáveis pelo apoio e manutenção de diversos grupos como de idosos, gestantes, de controle de perca de peso e de ginástica laboral com os profissionais da secretaria da saúde de Tutóia.

Para ter acesso aos serviços, o usuário deve procurar seu posto de saúde e posteriormente será encaminhado ou solicitado o suporte do profissional específico a depender da necessidade. NASF de Tutóia funciona na Rua Prefeito José Veras, no Bairro Monte Castelo.