Saúde

Prefeitura de Tutóia e Governo do Estado em ação no Mutirão do Glaucoma Publicada em 19/03/2018 14:44:50

Secretaria de Saúde de Tutóia em parceria com o Governo do Estado realizou na última-sexta (16), o mutirão de diagnóstico e tratamento do Glaucoma. Os atendimentos aconteceram no Núcleo de Apoio à Família (NASF), no Bairro Monte Castelo. A oftalmologista Dr. Mariane Simões ressalta a importância da prevenção do glaucoma e destaca a necessidade de um diagnóstico na fase inicial do problema para um tratamento eficaz.  

A ação do mutirão favorece o diagnóstico precoce do glaucoma, que pode não apresentar sintomas aparentes e, inclusive, causar cegueira irreversível. Os mutirões são voltados para atender o público em geral, incluindo os pacientes do grupo de risco, formado por pessoas acima de 40 anos, com a pressão intraocular elevada, histórico familiar de glaucoma e portadoras de doenças como diabetes, hipertensão e hipertireoidismo.

O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A pressão intra-ocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo contudo uma relação direta entre um determinado valor da pressão intra-ocular e o aparecimento da doença. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.

Fonte: Departamento de Comunicação, com informações do Governo do Estado do Maranhão.

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!