Saúde

Secretaria de Saúde de Tutóia presta esclarecimentos sobre suspeita de casos de meningite no município

Secretaria Municipal de Saúde de Tutóia informa que no momento não existe caso diagnosticado de meningite no munícipio. No último final de semana, o Hospital Municipal Lucas Veras, prestou atendimento à adolescente, Lorena Fonseca, de 13 anos. A paciente estava com suspeita de meningite, a hipótese foi descartada após exame no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, onde a adolescente está recebendo atendimento.

A coordenadora da vigilância epidemiológica e imunização do munícipio, Tatiane Nahsan, esclarece algumas dúvidas que tem surgido depois da repercussão do caso. Tatiane Nahsan ressalta que o município está abastecido com todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde. A vacina meningocócica C conjugada, que protege contra a meningite, tem um público alvo. Crianças com menos de 5 anos e crianças de 11 a 14 anos de idade devem tomar a vacina, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Ainda sobre o caso da paciente Lorena, a secretaria municipal de saúde, informa que a adolescente recebeu todos os cuidados no Hospital Municipal e ao identificar a complexidade do caso, foi recomendada a transferência da jovem para um hospital especializado. Tatiane Nahsan, enfatiza que a profilaxia com os profissionais que tiveram contato direto com a paciente, (quando ainda trabalhavam com a hipótese de caso de meningite) foi realizada conforme os procedimentos recomendados.

O Prefeito Romildo Damasceno acompanhou de perto o caso e não mediu esforços para que a paciente tivesse toda a assistência necessária.  Romildo solicitou um helicóptero, para que a transferência da paciente acontecesse de forma rápida e segura.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tutóia reforça o seu compromisso com a saúde no munícipio e informa que todas as recomendações do ministério da saúde são seguidas e que segue buscando soluções e trabalhando melhorias para promover uma saúde de qualidade no munícipio. Romildo Damasceno ressalta que a questão da saúde no munícipio é uma de suas prioridades de governo e que segue empenhado em promover uma saúde cada vez mais digna.