Saúde

Secretaria de Saúde de Tutóia presta esclarecimentos sobre suspeita de casos de meningite no município Publicada em 20/03/2018 15:58:51

Secretaria Municipal de Saúde de Tutóia informa que no momento não existe caso diagnosticado de meningite no munícipio. No último final de semana, o Hospital Municipal Lucas Veras, prestou atendimento à adolescente, Lorena Fonseca, de 13 anos. A paciente estava com suspeita de meningite, a hipótese foi descartada após exame no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, onde a adolescente está recebendo atendimento.

A coordenadora da vigilância epidemiológica e imunização do munícipio, Tatiane Nahsan, esclarece algumas dúvidas que tem surgido depois da repercussão do caso. Tatiane Nahsan ressalta que o município está abastecido com todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde. A vacina meningocócica C conjugada, que protege contra a meningite, tem um público alvo. Crianças com menos de 5 anos e crianças de 11 a 14 anos de idade devem tomar a vacina, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Ainda sobre o caso da paciente Lorena, a secretaria municipal de saúde, informa que a adolescente recebeu todos os cuidados no Hospital Municipal e ao identificar a complexidade do caso, foi recomendada a transferência da jovem para um hospital especializado. Tatiane Nahsan, enfatiza que a profilaxia com os profissionais que tiveram contato direto com a paciente, (quando ainda trabalhavam com a hipótese de caso de meningite) foi realizada conforme os procedimentos recomendados.

O Prefeito Romildo Damasceno acompanhou de perto o caso e não mediu esforços para que a paciente tivesse toda a assistência necessária.  Romildo solicitou um helicóptero, para que a transferência da paciente acontecesse de forma rápida e segura.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tutóia reforça o seu compromisso com a saúde no munícipio e informa que todas as recomendações do ministério da saúde são seguidas e que segue buscando soluções e trabalhando melhorias para promover uma saúde de qualidade no munícipio. Romildo Damasceno ressalta que a questão da saúde no munícipio é uma de suas prioridades de governo e que segue empenhado em promover uma saúde cada vez mais digna.