Política

Prefeito Romildo Damasceno participa de reunião com o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, na Ilha das Canárias Publicada em 15/05/2017 22:04:35

O Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, esteve na Ilha das Canárias, participando do 1º Encontro dos Pescadores e Pescadoras da Resex (Reserva Extrativista), que aconteceu no último sábado (13). O Prefeito Municipal de Tutóia, Romildo Damasceno, esteve no evento acompanhado do Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Regilson Santos, do Assistente Técnico Maxuel Rodrigues e do Engenheiro do Município Pádua Mello. O objetivo do evento em que estiveram presentes mais de 15 comunidades pesqueiras da região foi melhorar a gestão do território pesqueiro a partir de discussões sobre os direitos e deveres dos pescadores e pescadoras, os instrumentos de gestão e a ampliação da unidade de conservação.

Na Resex Marinha Delta do Parnaíba, criada em 2.000, vivem hoje aproximadamente 2.800 famílias espalhadas nas ilhas que ficam dentro dos limites da área protegida. A Resex foi criada para proteger os meios de vida, a cultura das populações da região, assegurar o uso sustentável e a proteção da riqueza biológica e genética, caracterizada por manguezais, restingas, caatinga litorânea, carnaubais, dunas, praias e lagoas, que abrigam uma fauna rica e diversificada, algumas ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, tartarugas marinhas, mero, cavalo marinho e aves costeiras migratórias e residentes.

Além da pesca e da cata do caranguejo (especialmente do caranguejo-uçá), os moradores das comunidades praticam outras atividades tradicionais como a coleta de mariscos, retirada da carnaúba, aproveitamento de frutos, agricultura familiar e artesanato.

Na ocasião o Prefeito Romildo Damasceno entregou ao Ministro Sarney Filho, um documento com solicitação de apoio para ações como:   Revitalização dos rios, riachos e lagoas do município. Um projeto para o Rio Bom Gosto e Rio Barro Duro, que necessitam de um plano de recuperação das nascentes e das matas. Apoio na criação de Unidade de Conservação municipal. Além de suporte no fortalecimento das ações ambientais no município de Tutóia.

Fonte: SECOM, com informações da Ascom/MMA.

Mais em Política

Receba nossa Newsletter Deixe seu nome e e-mail