Educação

Prefeito Romildo Damasceno visita as instalações onde acontecerão as aulas do Programa Ensinar da UEMA Publicada em 01/06/2017 12:02:11

Após assinar o convênio com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) o Prefeito Romildo Damasceno tem acompanhado de perto a execução do ‘Programa Ensinar’. Na manhã da última quarta-feira (31), o prefeito visitou as instalações onde acontecerão as aulas do programa, a antiga Escola Agrícola, situada na Rodovia MA 034, no Povoado Bom Gosto. Romildo Damasceno, acompanhado da Secretária Municipal de Educação, Rosana Aquino, recebeu a Professora Doutora, Regina Celia de Castro Pereira, Coordenadora Geral do programa, para uma vistoria do prédio.

O “Ensinar’ é um programa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) que tem o objetivo de formar professores para o exercício da docência na Educação Básica a partir de conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, de conceitos e princípios desenvolvidos na construção e apropriação de valores éticos e linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento em um diálogo constante entre visões de mundo.

Neste primeiro momento serão oferecidos em Tutóia os cursos de Ciências Biológicas Licenciatura, Geografia Licenciatura e Pedagogia Licenciatura.  O público alvo do programa são professores das redes de ensino que não tenham a formação em nível superior, além, dos egressos do ensino médio da comunidade em geral.

A Secretária de Educação, Rosana Aquino, solicitou uma avaliação técnica das instalações do prédio, o Engenheiro do Município, Pádua Mello fez um relatório e concluiu que será necessário recuperar as instalações elétricas e hidráulicas e sanitárias, recuperação de banheiros, restaurar esquadrias (janelas, portas e portões), recuperar o teto, fazer um retelhamento, recuperar o forro de PVC, recuperar o piso cerâmico e cimentado, recuperar o revestimento de reboco e cerâmico, além de realizar uma pintura geral em paredes e esquadrias. O Prefeito Romildo, declarou que será feita a devida restauração do prédio para que fique adequado às necessidades dos alunos.

A Coordenadora Regina Celia, falou sobre a importância da Prefeitura Municipal  apoiar um programa como esse e que o retorno desse investimento é valioso, pois educação é um caminho para o desenvolvimento. A visita ao Polo da UEMA em Tutóia foi acompanhada pelo Professor Alexandre Lago, que será Coordenador do Programa na cidade.  Rosana Aquino, ressaltou que esse convênio com a UEMA é uma conquista para o município e que está empenhada para que ele seja realizado da melhor forma possível. A Secretária destacou que as inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até o dia 06 de junho.

Inscrições no Site do Programa!

Fonte: SECOM