Secretaria Municipal de Educação realiza Encontro Formativo do Programa Escola Digna

A Secretaria Municipal de Educação segue promovendo encontros formativos do Programa Escola Digna. O Programa Escola Digna, do Governo do Estado,  constitui-se como a macropolítica de educação da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e tem por finalidade institucionalizar as ações da secretaria em eixos estruturantes que subsidiam teórico, político e pedagogicamente as ações educativas da Secretaria de Estado da Educação, como política de Estado, de modo a orientar as unidades regionais, as escolas e os setores da SEDUC, dando-lhes uma unidade em termos de concepção teórica e metodológica para o desenvolvimento das práticas pedagógicas. Dentre os eixos que compõem a Macropolítica estão: Fortalecimento do Ensino Médio, na perspectiva de uma política de educação integral e integrada, Formação Continuada dos profissionais da educação, Regime de colaboração com os municípios que institucionaliza o Escola Digna enquanto programa de governo, Gestão Educacional, Avaliação institucional e da Aprendizagem e o eixo que transversaliza os demais, Pesquisa, Ciência e Tecnologias.

O IV Encontro Formativo do Programa Escola Digna aconteceu na Escola São Judas Tadeu, no último dia 22. A capacitação voltada para gestores e coordenadores escolares do munícipio teve a presença da Secretária de Educação, Mariana Rocha, da Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação,  Lucilda Carvalho, da Presidente do Conselho Municipal de Educação, Lucia Aguiar, da Coordenadora de Ensino da SEMED, Herisenita Moraes, da Articuladora Pedagógica Escola Digna, Sara Soares, da Articuladora Pedagógica Municipal, Waldimeia de Sousa Silva e do Articulador Pedagógico do Programa Escola Digna, João Evangelista.

Entre as pautas com os objetivos do encontro estavam: ampliar os conhecimentos sobre a gestão escolar na perspectiva da diversidade e modalidades educacionais. Reconhecer a importância da elaboração ou adequação do Projeto Político Pedagógico (PPP) que assegure as necessidades e possibilidades reais da comunidade escolar, com vistas no cumprimento da função social da escola. Elaborar estratégias de construção ou adequação, acompanhamento e avaliação da proposta pedagógica / PPP das escolas.

Fonte: SECOM