Cidadania

Secretaria Municipal de Agricultura de Tutóia participa de campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos Publicada em 11/10/2017 17:13:48

Visando ressaltar a importância do uso correto e da devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA) em Parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tutóia, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e com o comércio de insumos da região de Tutóia, firmam parceria para a campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos no município. Esta parceria consiste no ponto culminante das ações de recolhimento itinerante e das ações desenvolvidas até o dia 09/11/2017 (dia em que o caminhão vem ate Tutóia buscar todas as embalagens nos respectivos pontos de coleta.

O destino final das embalagens vazia de agrotóxicos é uma responsabilidade compartilhada entre os seguimentos envolvidos no processo de acordo com a lei federal, ou seja, o agricultor, comerciante, indústria e poder público.

Ao agricultor compete devolver a embalagem tríplice lavada e perfurada no prazo de 1 ano a contar da data da compra do produto.

Ao comerciante compete disponibilizar ao agricultor um local  para a devolução das embalagens vazias e indica-la na nota fiscal.

Ao fabricante do produto compete encaminhar as embalagens devolvidas pelos agricultores ao seu destino final.

Ao poder público é fiscalizar todo processo e implementar junto com todos envolvidos da cadeia ações educativas.

Para maiores informações procurar a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, na atual sede da Prefeitura Municipal de Tutóia (Prédio do antigo Almeida Galhardo), na Av. Paulino Neves.

Fonte: SECOM