Turismo

Tutóia presente no encontro do Plano de Ação para o desenvolvimento turístico da Rota das Emoções

Na última quarta-feira (11), aconteceu em Barreirinhas, o encontro com gestores públicos e privados, para a elaboração de Plano de Ação, para o desenvolvimento turístico da Rota das Emoções. A iniciativa, busca reforçar o crescimento do setor. Entre as pautas, se destacaram ações em áreas como infraestrutura, meio ambiente, segurança e conectividade.

O evento aconteceu no Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Entre os presentes estavam a equipe técnica do Ministério do Turismo. Entre os representantes de Tutóia, estavam a secretária de turismo, Fernanda Souza, o turismólogo da SEMTUR, Nathan Oliveira, além de representantes do Conselho Municipal de Turismo de Tutóia (COMTUR), representantes da Associação do Trade Turístico de Tutóia (ATRATUR).

Tutóia faz parte da Rota das Emoções, que engloba cidades do Maranhão, Piauí e Ceará. Fazem parte da Rota, áreas de proteção ambiental, como o Parque Nacional de Jericoacoara, no litoral oeste cearense; o Delta do Parnaíba, entre Piauí e Maranhão, e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Com uma mistura de cultura, belezas naturais e história, o roteiro encanta turistas que percorrem a região, uma das mais famosas do país.

Na ocasião, a secretária, Fernanda Souza, entregou ao Assessor Especial do Gabinete do Ministério do Turismo, Mateus Martins, um relatório com propostas de projetos, que irão beneficiar o turismo em Tutóia. Durante a sua fala no encontro, a secretaria reforçou a importância dos investimentos em infraestrutura, como a obra do porto de Tutóia, porta de entrada do Delta. Após o levantamento de demandas, a equipe vai preparar um relatório que será apresentado à Casa Civil e ao Governo Federal, para gerar encaminhamentos e ações na região.

Fonte: Com informações do MTur

Mais em Turismo