Cultura

ANIVERSÁRIO DE 84 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE TUTOIA-MA É DIRECIONADO A VALORIZAÇÃO DE ARTISTAS LOCAIS.

O Município de Tutoia-MA completou nesta terça-feira 29 de março, 84 anos de Emancipação Política onde damos destaque a programação voltada a cultura local, as comemorações ocorreram nos dias 28 e 29 contando com inúmeras atrações.

Em sua breve fala a Secretária de Cultura Verônica Damasceno ressaltou a valorização cultural nesse momento que se tenta reerguer o setor artístico-cultural:

“Diante da situação de pós Pandemia pela qual estamos passando, a prefeitura de Tutoia resolveu fazer uma programação voltada à valorização do artista tutoiense, haja vista que o setor artístico-cultural passou por momentos muito difíceis durante esses últimos anos. Considerou-se justo que os nossos artistas locais sejam valorizados.”

Além das apresentações culturais de Bumba meu boi, caroço de Dona Elza e cantores locais, também aconteceram competições de vôlei, ciclismo, corrida, beach soccer, show de talentos entre outras apresentações.

Resumo da História

A Povoação foi edificada na margem esquerda do rio Tutóia, no lugar onde ele se lança no canal do mesmo nome, formado pelo braço ocidental do rio Parnaíba. Os primeiros habitantes da região foram os índios Tremembé, considerados valentes e prestimosos. Em 1727, havia duas dates de seis léguas, medidas e demarcadas pelos indígenas.

Com a denominação de Viçosa, foi elevada à categoria de Vila, em 1758, continuando a ser conhecida, porém, como Tutóia. Em 1871, por seu pouco desenvolvimento, a Vila foi transferida para Barreirinhas, ficando em plano secundário dentro do próprio Município. Reagindo contra a situação, em 1890, foi desmembrada de Barreirinhas, para constituir Município autônomo.

Em 1901, a Sede mudou-se para o povoado de Porto Salina, localidade surgida em 1822, quando o Coronel Paulino Gomes Nunes instalou suas atividades comerciais na margem esquerda do igarapé. Nessa oportunidade, Porto Salina foi elevado a vila com a denominação de Tutóia, Sede definitiva do Município.

Tutóia adquiriu foros de cidade em 1938.

Gentílico: tutoiense

(foto: fonte IBGE)Tutoia antes

(Foto: Houston Barros) Tutoia nos dias atuais

Prefeitura Municipal de Tutoia-MA.

Mais em Cultura

Prefeitura Municipal de Tutóia

PREFEITURA MUNICIPAL DE TUTóIA

Endereço: PRAÇA PRESIDENTE VARGAS, 166 \ CENTRO \ TUTÓIA - MA \ CEP: 65580000