Meio ambiente

SEMADES PARTICIPA DE SEMINÁRIO DE FORTALECIMENTO DOS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DO ESTADO DO MARANHÃO
A Prefeitura de Tutóia, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável participou nos dias 10 e 11/11 do IV Seminário Anual de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Maranhão,  realizado no auditório do Campus da UFMA, Chapadinha, MA. A secretaria foi representada pelo Secretário Adjunto Maxuel Rodrigues, para o mesmo é de extrema importância a participação do município no evento, se colocando como protagonista nos diálogos dos recursos hídricos, haja vista, que o município de Tutóia está inserido em duas Bacias Hidrográficas, a do Rio Parnaíba, de forma parcial e do Rio Preguiças, fazendo parte do comitê da bacia hidrográfica do Preguiças e Periá. Estiveram participando representantes de 22 municípios de Bacias Hidrográficas do Estado.
O seminário teve como objetivo, qualificar os Comitês para sua atuação como órgãos do Sistema de Recursos Hídricos, que tem entre suas atribuições, o exercício direto dos princípios basilares da Política das águas maranhenses no que diz respeito à articulação, gestão integrada e a defesa dos recursos hídricos. Os Comitês de Bacias Hidrográficas são fóruns em que grupos de pessoas (poder público, sociedade civil e usuários) com diferentes visões e atuações, se reúnem para discutir sobre um interesse comum,  o uso da água da bacia.

A programação do seminário foi composta por mesa redonda, painéis: Implementação do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Maranhão e dos Planos de Bacias - o papel dos Comitês; Enquadramento de corpos hídricos e o benefício para uma gestão efetiva das águas; cobrança pelo uso da água como forma de garantir a preservação do Recursos Hídricos. Teve como encerramento, troca de experiência do presidente da Agência  das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (SP, MG), uma das maiores agências de Bacias Hidrográficas do Brasil.

Prefeitura Municipal de Tutoia-MA.

Mais em Meio ambiente

Prefeitura Municipal de Tutóia

PREFEITURA MUNICIPAL DE TUTóIA

Endereço: PRAÇA PRESIDENTE VARGAS, 166 \ CENTRO \ TUTÓIA - MA \ CEP: 65580000