Meio ambiente

Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza trabalho de conscientização sobre preservação do bacuri

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou ação de conscientização sobre preservação do bacuri. Na manhã do último dia 18, a equipe da secretaria de meio ambiente esteve no povoado São Benedito e promoveu uma reunião com moradores, a principal pauta foi a conscientização sobre as problemáticas ambientais recorrentes na região. A comunidade enfrenta transtornos em relação à coleta inadequada do bacuri. Os moradores, além de não usufruírem do fruto também não tem retorno financeiro das suas atividades. O aconselhamento técnico foi para um futuro plano de manejo do bacuri e formação de uma colônia de coletores do fruto.

O secretário de meio ambiente, Ademir Soares, o biólogo, Paulo Miranda e o geógrafo, Aurélio Peterson, que estão à frente da iniciativa, ainda debateram sobre a valorização dos recursos hídricos da região, principalmente o Rio Carrapato, que além de estar sofrendo com a seca ainda passa por um problema de poluição grave com lavagem de carros e motos no rio. Esse procedimento causa derramamento de óleos e lubrificantes no rio. O que prejudica a mata ciliar, a fauna da região e a saúde dos banhistas. O aconselhamento técnico teve o objetivo de sensibilizar a população sobre as práticas poluentes.

Fonte: Departamento de Comunicação

Mais em Meio ambiente